domingo, 1 de abril de 2007

Trabalho Voluntário

Por Tiago Lupi Dias
Esses dias estava na minha aula de inglês e estávamos treinando a conversação, quando a professora perguntou se alguém realizava algum trabalho voluntário (importante ressaltar que é uma turma de adultos). Buenas!! Fiquei surpreendido. Absolutamente ninguém levantou a mão. A professora, achando que não haviam entendido a pergunta, a refez (desta vez em bom português) não adiantou, continuaram todos absolutamente inertes. Ou seja, ninguém na aula (inclusive eu) realiza um trabalho desse tipo.
Mas meu espanto foi ainda maior depois....a professora, uma pessoa viajada.....que inclusive trabalhou fora, disse que o fato de realizar trabalhos voluntários, lá no exterior, está contando pontos para conseguir emprego. Explicando melhor: Pesa no currículo. Bom, acho que para o Brasil isso também está valendo.
O que me deixa de queixo caído é a desvalorização da relação humana, que agora atinge até mesmo trabalhos, digamos assim "humanitários". Agora a moda é ajudar os outros. Mas não porque queremos ajudar a espécie humana, não porque queremos um mundo mais justo e menos sofrido, não porque não suportamos ver alguém vivendo como um bicho. Ajudamos porque simplesmente pesa no currículo.
Sinceramente, não entendo essa moda. Se eu fosse um selecionador de algum cargo e alguém enfiasse na sua ficha que presta trabalhos voluntários, contaria pontos a menos e não a mais. Porque estaria vendo na minha frente, alguém extremamente interesseiro, que só vai fazer aquilo que lhe der retorno, só ajudará um colega se tiver algum lucro com isso, ou melhor, não saberá trabalhar em equipe. Mas como não sou especialista em RH, talvez eu esteja errado.

Um comentário:

Dani Kawamura disse...

Concordo de certa forma com vc...
Também acho que as pessoas deveriam procurar fazer o bem simplesmente por que isso é extremamente gratificante a quem o faz, mas por outro lado vivemos em um planeta que visa lucros, fomos educados para ganhar dinheiro, e isso nos move para um crescimento financeiro.Faz parte da vida!
Mas, na minha opinião o mundo está mudando e pra melhor.
Antigamente contava pontos no curriculum estudar fora e ponto, e se hoje fazer um trabalho voluntario no exterior conta pontos quer dizer que as empresas estão em busca de pessoas interiormente melhores, coisas que não se via há algum tempo atras...
Agora se as pessoas só o fazem para melhorar o curriculum, melhor que estejam fazendo!! Seja o porque for!!
Acho ainda que bons hábitos melhoram a vida da gente e se hoje estão fazendo isso por obrigação, com o tempo isso se tornará um bom habito e talvez as pessoas começaram a agir assim por instinto...
O fato das empresas estarem analisando este ato com bons olhos creio eu que ja é uma grande passo.
Se cada um de nós fizer sua paret, a gente muda esse mundo... =)